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segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Frete marítimo.

A tarifa do frete marítimo e composta basicamente dos seguintes itens: frete básico: valor cobrado segundo o peso ou o volume da mercadoria (cubagem), prevalecendo sempre o que propiciar maior receita ao armador;
Ad-valorem

Percentual que incide sobre o valor FOB da mercadoria. Aplicado normalmente quando esse valor corresponder a mais de US$ 1000 por tonelada. Pode substituir o frete básico ou complementar seu valor;
Sobretaxa de combustível (buker surcharge)

Percentual aplicado sobre o frete básico, destinado a cobrir custos com combustível;
Taxas para volumes pesados (heavy lift charge)

Valor de moeda atribuído as cargas cujos volumes individuais, excessivamente pesados (normalmente acima de 1500 kg), exijam condições especiais para embarque/desembarque ou acomodava no navio;
Taxas para volumes com grande dimensões (extra lenght charge)

Aplicada geralmente a mercadorias com comprimento superior a 12 metros;
Sobretaxa de congestionamento (port congestion surcharge)

Incide sobre o frete básico, para portos onde existe demora para atracar dos navios;
Fator de ajuste cambial - CAF (currency adjustment factor)

Utilizado para moedas que se desvalorizam sistematicamente em relação ao dólar norte-americano;
Adicional de porto

Taxa cobrada quando a mercadoria tem como origem ou destino algum porto secundário ou fora da rota.
Jorge Boeira

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