Inicio

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vecci apresenta projeto da Plataforma Logística Multimodal a norte-americanos.


O potencial econômico de Goiás, sua posição logística estratégica e o projeto da Plataforma Logística Multimodal que está sendo implementado em Anápolis. Esses foram alguns dos temas apresentados pelo secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, durante reunião hoje (05/04) com representantes do Condado de Broward County, na Florida, Estados Unidos, onde está localizado o Porto de Everglades, um dos maiores portos de cargas e de cruzeiros turísticos daquele País. 

A vinda a Goiás do diretor de Desenvolvimento de Negócios de Broward County, Michael Vanderbeek, e do vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Greater Fort Lauderdale Alliance, David Coddington é resultado da missão internacional liderada pelo governador Marconi Perillo aos Estados Unidos em setembro de 2012.

Segundo David Coddington, atualmente cerca de 76% da carga transportada pelo Porto de Everglades são dos Estados Unidos para países da América Latina e vice-versa, por isso o interesse em ampliar os negócios com o Brasil, que tem forte peso econômico no continente Sul Americano. Nesse contexto, Goiás, por sua localização estratégica no centro do Brasil, e o projeto da Plataforma Logística Multimodal, atraem o interesse dos norte-americanos. “Queremos ampliar nossas relações comerciais e conexões”, destacou.

Investimentos
Michael Vanderbeek ressaltou que a região de Broward County também tem interesse em atrair investimentos de empresas brasileiras, incluindo goianas, para se instalar no seu território, principalmente na região da Grande Fort Lauderdale. Os executivos norte-americanos fizeram perguntas sobre os polos farmacêutico e automobilístico goianos, a produção estadual de etanol e açúcar, a pauta da balança comercial goiana (produtos exportados e importados) e a previsão da conclusão da Ferrovia Norte-Sul, que contribuirá para facilitar o escoamento dos itens produzidos no Estado e para baratear os custos de seu transporte.

O secretário Giuseppe Vecci, além de falar a respeito das potencialidades de Goiás nos setores de agricultura, pecuária, indústria sucroalcooleira, mineração e produção energética, entre outros temas, detalhou o projeto da Plataforma Logística Multimodal e do Aeroporto de Cargas de Anápolis. Ele ressaltou que o município é “o trevo do País”, pois passam por ele ferrovias e rodovias importantes por onde são escoados produtos das Regiões Sul e Sudeste do Brasil para o Norte. Citou ainda a hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná e o projeto de construção de uma eclusa no município de São Simão, que possibilitará o transporte de produtos goianos até a Bacia do Rio da Prata, no Uruguai e na Argentina.

No período da tarde os dois executivos norte-americanos vão visitar Anápolis, para conhecer o Porto Seco Centro-Oeste, indústrias farmacêuticas instaladas no Distrito Agroindustrial do município, o local onde será instalada a Plataforma Logística Multimodal e as obras do Aeroporto de Cargas.

Comunicação Setorial – Segplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário