Inicio

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Como produzir um simples currículo.

Mas você sabe para que serve o currículo?


Por isso eu fiz esse passo a passo . Meu objetivo aqui é te dizer como fazer esse documento que é tão importante para que você consiga arranjar um emprego e dizer a sua função. Vou adotar o método do passo a passo para poder te explicar tudo bem direitinho e não deixar nenhuma dúvida e ao longo do artigo soltarei algumas dicas.


O currículo serve como uma primeira impressão que o recrutador terá sobre você. Avaliando as informações que estarão contidas no currículo ele decidirá se você pode ou não pode ocupar aquela vaga de emprego, e se decidir que você está apto, você será chamado para a entrevista.


> 1°Dica: O seu currículo deve se adequar a oferta de emprego.


Sim, essa dica tinha que vir antes do passo a passo. Se você vai mandar o seu currículo para um site de empregos, você pode fazê-lo de uma forma mais genérica, atendendo a todos os empregos. Porém se você for mandar para uma empresa específica, o seu currículo deve está pronto para atender as exigências daquela empresa.


Um exemplo: Você não precisa colocar no currículo que fez curso de informática se estiver mandando ele pro Mc Donald’s para ser atendente. Ta entendendo?
1°Passo: Dados pessoais


No início do currículo devem estar as seguintes informações:


– Nome completo;


– Nome completo;


– Idade;


– Estado Civil;


– Endereço;


– Cidade;


– Região;


– Telefone; E


– E-mail.


> 2°Dica: Atenção quanto a fonte


Dê preferência ao Times New Roman e ao Arial que são fontes clássicas e mais profissionais,. Não vai dar sorte ao azar e ter o seu currículo eliminado por causa da fonte hein.
2°Passo: Objetivo


Por que você está mandando esse currículo? Qual cargo você almeja nessa empresa?


É isso que você vai colocar nesse segundo tópico. Tente escolher o objetivo mais seguro, nunca coloque muitos objetivos juntos.
3°Passo: Formação


Essa é a parte que você mais vai gostar de preencher (Se só tiver sido estudante a vida toda). Você irá colocar o seu grau de formação: Se não fez o ensino superior, vai colocar “ensino médio completo” e se não fez o médio, vai colocar “ensino fundamental completo”.
4°Passo: Experiência como trabalhador


Se você já trabalhou em muitas empresas recomendo que coloque em ordem decrescente, começando pela mais recente e terminando na primeira empresa. Você deve colocar os seguintes detalhes para cada empresa (nessa ordem e na horizontal):


– Período em que trabalhou na empresa;


– Nome da empresa;


– O cargo que você ocupava;


– As principais tarefas que você concluiu; E


– As premiações que recebeu (se recebeu).


“Mas e se for o meu primeiro emprego?”


Você pode citar trabalhos realizados pela faculdade, citando os mesmos itens acima.
5°Passo: Cursos Tangentes


Essa parte deve ser preenchida com os cursos que você concluiu: idiomas, gastronomia, desenvolvedor de web, Webdesign. Mas lembre-se, o currículo deve ser feito de acordo com as características do emprego a ser conquistado.


> 3°Dica: Sempre seja Honesto


Não só no trabalho, mas na vida. Mas imagina se você coloca que é fluente em inglês e o seu futuro chefe resolver contestar essa informação e começa a conversar com você no idioma? Com certeza todo o sonho vai por água a baixo. Então, seja sempre sincero, principalmente quanto a informação referente aos idiomas. Existem quatro níveis: Básico, Intermediário, avançado e fluente. Faça uma autoavaliação e veja em qual você está.
6°Passo: Informações adicionais e úteis


Esse tópico deve ser usado para colocar alguma informação que você possa vir a achar necessária, mas lembre-se, deve ser de acordo com o emprego e a empresa. Uma informação que pode ser colocada é aonde você tem disponibilidade para trabalhar (a região).


> 4°Dica: Atenção na escrita


Esse documento não poderá ter nenhum erro de escrita, nenhum! Imagina se o seu futuro chefe está lendo e gostando do seu currículo e de repente ele vê uma frase assim “Meu objetivo na empresa é se tornar analista chefe”, você não irá ser contratado nunca. Então, muita cautela na hora da escrita.


> 5°Dica: Boa apresentação


Não só o currículo, mas você também (Se caso for chamado para entrevista). Uma impressão boa e uma folha que não esteja amassada certamente farão a diferença. A impressão nunca deve ser frente e verso e seu documento deve ter 2 folhas (recomendável).


> 6°Dica: E-mail


Se você ainda não tem um e-mail crie e se você tem um e-mail, mas não é profissional, crie também. Isso porquê o e-mail deve ser profissional, então nada de nomes no diminutivos ou apelidos carinhosos. Se o seu nome é Thiago Oliveira, tente colocar Oliveira_Thiago@__.com, isso te deixará com uma imagem mais profissional.


Agora que já sabe como fazer o seu currículo, não tem mais motivos para não enviá-lo para todas as empresas que você deseja trabalhar.